Resenha: "A Lista"

Título: A Lista
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

*Este livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Por Beatriz Guimarães

Quando eu li a sinopse desse livro, já fiquei interessada, eu faço faculdade de jornalismo, e tudo que tem alguma coisa a ver com o assunto eu já gosto. Esse também é o meu primeiro livro da autora Cecelia Ahern.

O livro conta a história de Kitty, uma jornalista que está vendo sua carreira ir por água abaixo depois de uma matéria mal apurada, e por causa disso sua vida também virou um verdadeiro inferno, em meio a isso tudo ela resolve visitar uma amiga, Constance, que está internada no hospital com câncer, essa amiga foi a primeira pessoa que deu uma oportunidade. Kitty percebe que ela não tem muito tempo de vida, e sugere um última matéria, Constance lembra de uma matéria que estava planejando e pede que Kitty a ajude, mas Constance morre antes de revelar sobre o que era essa matéria, e Kitty acaba ficando com uma lista com cem nomes, e tem que descobrir como esses nomes se encaixam.

"Você foi a única em meio àquelas entrevistas a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não voar."

Eu gostei muito do livro porque ele foi um como um aprendizado, e li ele como se estivesse tirando experiencias dali, pra mim ele foi assim. Kitty, como todo profissional, quer crescer na carreira, mas ânsia por esse sucesso acaba fazendo que ela se precipite, e isso leva a carreira dela ladeira a baixo. Essa lista é a última oportunidade para retomar a carreira, e ela agarra com todas as forças, então Kitty vai atrás desses cem nomes.

"As aulas de jornalismo nos ensinam que devemos nos afastar da história para relatar o fato de maneira imparcial, mas com frequência precisamos entrar na matéria para compreendê-la, para fazer as conexões, ajudar o público a se identificar, pois, do contrário, não haverá um coração ali; um robô poderia contar a história, ninguém se importaria."

A história do livro é muito boa, a cada pessoa que a Kitty vai conhecendo, vamos tentando entender o que liga uma a outra, um pouco depois da metade do livro eu já sabia mais ou menos o que era, e o mais legal foi que depois que eu terminei o livro eu vi um entrevista com o Caco Barcellos, e ele falou exatamente a mensagem que a autora quis trazer com esse livro.

A personagem Kitty é uma mulher muito forte, ela sabe que fez M com a carreira, e vai com tudo nessa última chance, o modo como ela da a volta por cima com muito pouco apoio é inspirador. Os personagens da lista também são ótimos, cada um sua peculiaridade. O livro tem pouco romance, ele é mais focado na lista mesmo, a vida amorosa da Kitty também é uma verdeira bagunça, tadinha.

Eu indico o livro para todos, a mensagem que ele traz é ótima, e é sempre interessante as pessoas lembrarem disso, no meu caso ele foi ainda mais legal. Se você assim como eu também está fazendo jornalismo, de uma chance para ele.

6 comentários

  1. Compraria esse livro só por essa capa que está linda!!!! Quero muito! E com essa históriae resenha, como não querer?? ;P
    Abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandra, e pode compra o livro ele é muito bom.

      Excluir
  2. Uau, que capa incrivel!
    Não conheço o livro, mas já fiquei curiosa pra ler..parece bem interessante.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, a capa não me chamou a atenção mas, não imaginava que o tema seria esse, realmente fiquei curiosa com o desfecho dessa historia.... Parabéns pela resenha , adorei!!!!

    http://omundopordentrodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Julia, a história dele é bem interessante pode ler sem medo.

      Excluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo