Resenha: "E o Vento Levou"


Título: E o Vento Levou
Volume 1 /Paginas: 528
Volume 2 /Páginas: 512
Autora: Margaret Mitchell
Editora: BestBolso

Sinopse: Um relato apaixonante sobre a guerra civil norte-americana, a aristocracia sulista que ela abala e transforma, e a coragem de uma mulher que nunca se deixou vencer. Conheça a linda e tempestuosa Scarlett O'Hara e o irresistível Rhett Butler, que a ama ao longo de todas as suas provocações. Conheça a doce Melanie, o honesto Ashley Wilkes e os muitos outro personagens que habitam a esplendorosa fazenda Tara.

Eu terminei de ler esse livro ano passado, mas eu fique tão deprimida quando eu acabei que não conseguia fazer a resenha. E agora quase um mês depois eu resolvi fazer a resenha. Confesso que compre o livro porque queria muito assistir ao filme, mas eu sempre leio o livro antes de ver o filme. Quando fui comprar, o livro estava indisponível mas achei ele em edição de bolso e paguei 13,90 por cada um. Ok já enrolei muito.


-Que foi que ele fez? -Ah, Scarlett, ele tem a pior das reputações. Chama-se Rhett Butler e é de Charleston, e a família dele é uma das melhores de lá, mas nem falam com ele. Caro Rhett me falou dele no verão passado. Ele não se dá com a familia, mas ela sabe tudo a respeito dele, todo mundo sabe. Ele foi expulso de West Point! E por causa de coisas ruins demais para Caro saber. E depois teve aquele negócio da moça com quem ele não se casou.

Scarlett é uma garota mimada, que adora bailes, vestidos, todo do bom e do melhor, e é apaixonada por Ashley mas ele é a única coisa que ela não consegue ter. Um dia quando ela descobre que ele vai se casar, Scarlett decide se declarar mas não saem como ela imaginava. Ao invés de Ashley se jogar em seus braços, ele fala que não pode ficar com ela porque é apaixonado por outra e sai da sala, Scarlett com raiva taca vaso na parede e descobre que tinha alguém ouvindo tudo, o capitão Rhett Butler que é considerado um cafajeste por uma coisa que ele fez, e ele também acha uma burrice essa coisa de Guerra, mas ele promete que não falara com ninguém sobre essa cena.

Eu falei um pouquinho demais dessa cena porque eu acho que é dai que tudo começa a acontecer, depois disso eu não larguei o livro. Ele não é um simples romance o livro mostra o crescimento de um mulher que passou de menina mimada que não se importava com as terras que  pai tanto lutou para ter para uma mulher de garra que esta disposta a tudo para ninguém tirar Tara, as terras do pai, de suas mãos, tudo mesmo, algumas atitudes da Scarlett davam ódio mas por um lado você intendia o porque delas. A Scarlett é apaixonante, ela não aguenta ficar perto de Rhett Butler porque ele sempre diz o que realmente ela é, e fala que eles são parecidos e ela não admite isso, mas é a verdade.

A fome lhe corroía o estômago vazio novamente  e ela disse em voz alta:
-Com Deus por testemunha, com Deus por testemunha, os ianques não vão me vencer. Vou superar isso e, quando acabar, jamais sentirei fome novamente. Nunca, nenhum dos meus. Mesmo que tenha de roubar ou matar, que Deus seja minha testemunha, jamais sentirei fome novamente.

Eu adoro esse tipo de livro em que tem como pano de fundo a Guerra, porque os personagens sempre tem que passar por dificuldades, abri mão de coisa e isso mostra um certo crescimento. Esse não foi diferente, dessa vez temos a Guerra Civil Americana, do lado Sul, os Confederados, o que me fez adorar mais ainda esse livro porque eu nunca tinha lido esse lado da história, como o Sul ficou depois da Guerra com tanta destruição. A autora mostra também que no meio disso tudo, depois da libertação dos negros, alguns ainda eram fiéis aos seus senhores, mas como é um livro eu não sei se é verdade. E é no meio de toda essas coisa que temos esse livro incrível, e o que me surpreende é que a autora não escreveu mas nenhum livro, que absurdo, eu não me importaria com uma continuação ou um outro livro tão incrível quanto esse.

Esse livro me deu um pouquinho de trabalho para ler porque eu só lia a noite e a letra dessa edição é bem pequena, eu penso em compra a edição única quando eu tiver bastante dinheiro porque ela é bem caro. 

É um livro que eu jamais vou esquecer, porque ele me fez chorar (e muito), me fez rir, refletir, mudar alguns dos meus pensamentos e os personagens inesquecíveis, alguns deles dava vontade de socar, mas isso só fez com que eu ama-se mais eles. É um dos meus favoritos com toda certeza, e agora que eu estou escrevendo aqui não têm como não me emocionar só de lembrar. Um livro diferente, algumas pessoas já desistem de ler ele por ser muito grande, azar o delas, não sabem o que está perdendo. Copiando a frase da capa "A maior história de amor do século XX".

7 comentários

  1. este livro é espetacular!

    seguindo aqui retribui?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro e tenho muita vontade de ler ele.Parabéns pela resenha ^.^

    Beijos

    http://simsomosinfinitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Por favor organize seu blog ele está uma completa bagunça!Tire a caixa de verificação dos comentários e se puder arranje um layout free menos usado.
    Não fique brava estou apenas lhe ajudando.E estou postando como anonimo para que não fique com raiva de mim afinal você me "conhece".

    Lembre-se que estou apenas tentando te ajudar.

    Tchau

    ResponderExcluir
  4. eu li e tbm já fiz resenha desse amo, é simplesmente incrivel!

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal você já leu e fez a resenha, vou conferir.

      Excluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo