Resenha: "Fragmentados"

Título: Fragmentados
Autor: Neal Shusterman
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Por Beatriz Guimarães

"Só porque a lei diz, não significa que é verdade."

Esse livro foi, com toda certeza, um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Não esperava muito dele, e minha surpresa foi grande de como a história se desenrolou, a sinopse esconde bastante coisas, e isso ajudou no suspense do livro, só agradeço por isso, o book trailer também foi um belo jeito de me deixar ansiosa.

"-Mudança - repete a assistente social -, só isso. Assim como o gelo se torna água, assim como a água se torna nuvens. Você vai viver, Risa. Só que de uma forma diferente."

Connor, Risa e Lev vão ser fragmentados, cada um por um motivo diferente. Connor é um garoto problemático, adora entrar em brigas e causar confusões, até um dia ele descobre que seus pais resoveram fragmenta-lo, então ele decide fugir. Risa vive em um abrigo para crianças orfãos, apesar do seu talento com o piano, ela não consegue escapar da fragmentação. Lev é um dízimo, desde pequeno já sabia qual seria o seu futuro. A vida desses jovens se encontram enquanto eles estavam indo para o mesmo destino.

"-Como é que alguém pode aprovar leis sobre coisas que ninguém conhece?
-Fazem isso o tempo todo - diz Hayden. - É isso que a lei é: palpites instruídos sobre o que é certo e errado."

Eu não vou entrar muitos em detalhes sobre a Lei  da Vida, até por que os próprios leitores só descobrem tudo sobre ela lá para o final do livro. Os personagens tem suas personalidades, o que faz você amar uns e odiar outros, do fundo do coração. Connor é o rapaz que bate primeiro e pergunta depois, tem um jeito estourado, Risa é a cabeça do trio, ela também ajuda a acalmar os animos de todos e Lev não quer fazer parte dessa fuga, ele quer ser fragmentado, e sempre tenta arranjar um jeito de fugir, isso me fez sentir um profundo ódio por ele,demorou muito até eu voltar a gostar dele novamente.

Fragmentados é um livro que não te da tempo para respirar, a todo momento está acontecendo alguma coisa, o ritmo dele é frenético, eu adorei isso, o livro é escrito em terceira pessoas, mas a cada capítulo ele foca em um personagem especifico, além dos três principais algumas vezes aparece o policial, ou o Almirante, outra coisa que eu adorei no livro, o autor também fez ligações o tempo todo no livro, uma coisa que as vezes parecia sem importância mais para frente se tornava uma grande revelação, então fiquem ligados em tudo.

"-Em um lugar como este, você tem que fazer uma triagem - ela disse a Risa, referindo-se à como, em emergências, uma enfermeira tinha que escolher quais pacientes receberiam atenção médica. - Ame os que puder - dizia a ela - Reze pelo resto."

O livro, além de ter uma estória incrível, trás vários tópicos para pensarmos, como a doação de órgãos, o aborto, direito de escolha entre outros, enquanto estava lendo em alguns momentos tive que para e simplesmente absorver o que o autor está querendo me dizer, durante a leitura confesso que algumas lágrimas caíram, e leituras as vezes se aproxima da realidade, era difícil ler isso.

"-Anda comigo - disse CyFi, jogando o punho fechado para o ar -, e, eu juro por Deus, você jamais sentirá fome novamente. - Depois, acrescentou: - Isso é de ...E o Vento Levou."

Quando comecei a ler eu pensei que fosse livro único, o livro termina de um jeito aceitável, mas depois fui pesquisar e descobri que tem mais quatro, fiquei curiosa e ansiosa para ler o que mais como esse autor pode desenvolver essa história, o quão profundo ele pode ir.


2 comentários

  1. Desde que li a sinopse deste livro, fiquei muito doida pra ler. E a sua resenha me deixou mais curiosa sobre ele.
    Gostei do modo que você apresentou o livro.
    Parabéns *-*

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro, até resenhei ele também, comecei a ler sem muita expectativa, só por curiosidade, e nem imaginava que teria continuação, até por causa do final bem fechado, mas estou ansiosa para os próximos.
    Ah pode parecer incrível, mas achei Lev o melhor personagem do livro, até por ele ter passado a vida com essa lavagem cerebral, acreditando que ele estava fazendo era algo divino e tal rsrs Adorei a resenha!

    ~ http://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo