Resenha: "Para Continuar"

Título: Para Continuar
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Skoob

Sinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Por Beatriz Guimarães

"Quando o amor acontece uma luz se acende"

Leonardo tem um grave problema no coração, ele não pode exigir muito dele, se não ele pode parar, isso faz com que Leonardo não possa fazer muitas coisas ao longo de sua juventude. Um dia, como outro qualquer em sua vida, ele encontra uma menina no metrô, tirando coragem de onde não tem ele vai falar com ela, essa comunicação não ocorre como ele imaginava, e a menina acaba indo embora. Leo fica com a menina na cabeça depois disso, e como o destino é muito bonzinho, ele volta a reencontra-la, e dessa vez ele consegue se aproximar de Ayako, mas nem tudo são flores e esse romance pode não ter um belo futuro como Leu imagina.

"Meu coração faz um péssimo trabalho, e sou eu quem paga o pato."

Esse foi meu primeiro livro do autor Felipe Colbert, sempre li ótimas opiniões sobre "Belleville", outro romance do autor, então estava muito confiante quando comecei a ler "Para Sempre". No inicio eu não fiquei tão apegada assim, talvez por está perto da época de prova na faculdade, eu acabei demorando um pouco para sair do inicio, mas depois que eu relaxei minha mente e foquei no livro, ele me levou completamente, passei minha madrugada terminando de ler e não me arrependo.

"-Cara, posso te dizer uma coisa?
-Manda.
-Teu coração tá ferrado de um jeito ou de outro."

O romance é leve e nada meloso, até porque Ayako insiste em ficar longe de Leo no início do livro, mas ele é insistente e consegue convence-lá, os dois vão se conhecendo e se aproximando cada vez mais, mas no caminho dos dois temos Ho, ele é um garoto que o Avô de Ayako cuida, Ho tem problemas, apesar de já ser um jovem rapaz, tem atitudes de uma criança, ele sente um profundo amor por Ayako, mas a garota ignora porque sabe que se mostrar o minimo de interesse, Ho pode achar que tem alguma chance. Ayako e seu Avô também tem que manter um segredo dentro de casa, e tomar muito cuidado para que Ho não descubra.

"É a partir desse instante que percebo que nos colocamos muito próximos, tão próximos que minha respiração se mistura à dela. Passamos a respirar juntos, de forma ritmada e irradiados pelo sol que esquenta nossas peles descoradas.
E sob o testemunho das carpas que nadam abaixo de nossos pés, nós nos beijamos."

O livro é muito bom, apesar de Leo ter esse pequeno problema, não vemos um personagem frágil e de mal com a vida, ele sabe das suas limitações e segue em frente, divertido e alegre e com um melhor amigo que o ajuda, e pais que também o apoiam, apesar de as vezes serem um pouco sufocante. Achei a Ayako uma fofa, ela gosta muito de Leo, mas tem que se manter afastada por causa do segredo e por causa de Ho, ele começa a se tornar uma ameaça para Leo, e Ayako tem medo de que algo aconteça. Eu não achei Ho um vilão, ele ama Ayako, e na sua cabeça de criança tem que manter afastado aquele-que-incomoda-Ayako, a verdadeira ameaça e o primo dele, esse sim é um vilão.

"Uma sensação de calor e bem-estar toma conta de mim, a ponto de esquecer meus problemas. É um momento maravilhoso. Nós dois sob as luzes de todas essas lanternas... eu diria, quase mágico." 

Gostei muito do livro, além do romance, ele também me apresentou um pouco sobre o Bairro Liberdade e sua cultura, queria ter lido mais um pouco sobre as lanternas, saber um pouco mais delas, a história me deu um pequeno susto no final, mas tudo logo tudo se resolveu, gostei muito da forma como o autor escreveu o livro, sem muitas dificuldades, a leitura é muito fluida, com toda certeza vou procurar outros livro dele.

"-Você poderia ter sido assaltado - comenta ela num choro.
-Mas não levariam a única coisa que realmente me faz falta: você."

Um comentário

  1. Oiii, tudo bem??? Essa capa é linda né? e a sinopse é bem legal e pela sua resenha, dá para perceber que o livro é bem bacana mesmo :) Eu estou de olho nele desde o lançamento hehehhe
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo