Resenha: "Azar o Seu"

Título: Azar o Seu
Autora: Carol Sabar
Páginas: 368
Editora: Jangada


Sinopse: Bia está num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais incorporado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começa a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impede de ser feliz.



Essa foi a minha reação ao terminar a história da Ana Beatriz Guimarães uma azarada de primeira, que acaba de se demitida por justa causa, cheia de dividas, que volta a morar com o pai para ajudar ele na floricultura da família.
Bia sempre foi apaixonada por Guga, irmão da sua melhor amiga Raíssa. Um dia a Bia ganha um beijo de Guga. O beijo com gosto do céu, mas depois disso ele vai embora e não manda nem uma carta para falar se está tudo bem durante dez anos. Um tempo depois ela briga com a Raíssa e fica sem a melhor amiga também. E durante todo esse tempo Bia ainda não encontro ninguém que a fizesse se sentir do mesmo jeito que Guga fez.
“Ao contrario do que diz aquela música dos Raimundos, eu sou complicada e nem um pouco perfeitinha.” 
Até que um dia Bia está pressa em um engarrafamento e um cara do carro ao lado está acenando, mas ela não reconhece que é, e de repente um tiroteio começa e o cara do lado corre para salva-la e em um momento de desespero ela revela seus segredos sobre Guga (eu achei essa parte a mais engraçada), sem saber que é ele ali com ela. Depois de ouvir a declaração de Bia, Guga fica com medo de revelar quem é, e assim começa o a história da Azar o Seu.
“-Presta atenção – eu disse, tentado ser paciente – Estou dizendo que sempre fui apaixonada pelo Gustavo Vitorazzi, meu amigo de infância. O Guga irmão da Raíssa. O Guga que não vejo há dez anos. Ai, minha cabeça! Aaaaiii!” 
Eu achei o livro apaixonante e super engraçado, esse é o primeiro livro que eu leio da Carol e ela está de parabéns, adorei a Bia, ela é engraçada, romântica, apesar da insegurança que ela tem por causa do passado da mãe dela e o Guga é lindo, toca violão, canta ele é perfeito, até o pai da Bia é legal nesse livro, só achei que a Raíssa poderia ter aparecido mais. As falas dos personagens são hilárias, quando eu estava lendo no ônibus tinha que não conseguia me segurar, as pessoas olhavam pra minha cara e achava que eu era maluca. Pelo menos eu era uma maluca feliz.
“A gente nasce, cresce, se ilude, se reproduz, se ilude de novo, quebra a cara. Depois a gente morre. Muitos de nós, inclusive, morrem sem se reproduzir. Sem se iludir ou quebrar a cara? Jamais!” 
Leiam se você não leu Azar o Seu.


Um comentário

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo