Resenha: "Uma Canção para a Libélula - Parte 1"

Título: Uma Canção Para a Libélula
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 238
Editora: Deuses

Sinopse: Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula.
Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. 
Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta. 
De Londres a São Paulo, dos Palcos aos Lagos. “Uma Canção Para a Libélula” é a história de uma alma perdida e de sua busca por quebrar o casulo de sua existência, para só então compreender o sentido da própria vida. Este livro é um profundo mergulho em uma mente nebulosa, permeada por lagos obscuros e pela inusitada morte; não havendo sequer esperanças.

Por Beatriz Guimarães

Vanessa é uma menina talentosa, desde criança demonstra sua aptidão com o piano, ela ainda na infância também sofreu uma grande perda, mas os detalhes dessa perda não são muito bem expostos nesse primeiro livro, isso nos deixa imaginando o que exatamente aconteceu naquele dia. Depois dessa perda a convivência com sua mãe se torna impossível, então sua tia resolve que o melhor levar ela para Londres, lá Vanessa desenvolve seu amor pelo piano e se torna uma famosa pianista, mas ela acaba tendo que voltar para sua cidade natal anos depois, essa volta acaba trazendo velhos pesadelos atona. 

"O amor sempre foi supervalorizado e para mim isso beirava o ridículo."

Quando eu peguei esse livro para ler, estava em período de prova na faculdade, e por causa disso não consegui ler ele em um dia, porque essa era minha vontade. Vai ser meio difícil falar do livro, e de tudo o que ele traz mais eu vou tentar. A personagem principal é Vanessa, o livro é narrado em primeira pessoa por ela, e com isso acompanhamos toda as suas dificuldades, não vou dizer que foi uma leitura fácil, o sofrimento da personagem é tão bem escrito, que em momentos parecia que era eu ali jogada na cama na companhia da Vilã Cinzenta, de tão mergulhada na leitura que eu estava. 

"Aquela presença era minha velha conhecida. Eu observava as pessoas felizes enquanto ela me observava. As princesas do livros-cor-de-rosa eram assombradas pela bruxá má, rainha má ou madrasta má. Eu tinha uma mãe má, mas ela não era minha vilã como aquelas dos livros. Era como se a vilã fosse a presença cinza, era ela quem fazia acontecer... Minha vilã cinzenta."

Esse foi o primeiro livro que tem como o tema a depressão, que eu li, geralmente vemos na tv sobre a gravidade dessa doença, e quando eu li esse livro, eu consegui sentir o que a Vanessa estava sentindo, a autora Juliana colocou em palavras uma coisas que antes eu nem conseguia imaginar direito como era. A Vanessa não é a única personagem com problemas no livro, ainda temos a mãe dela, Valéria, que sofre com a perde de um filho e por causa disso culpa a filha, como eu disso as causas da morte desse filho não ficaram claras, por isso só vamos descobrir esse detalhe no segundo livro.

"Quando uma dor pede para levar embora suas lembranças ruins, ela leva também a parte boa. Arranca as raízes de tudo que você lembrava ser. Foi isso que me aconteceu. A dor me levou a parte boa de minha infância, e só deixou um vazio enegrecido para trás."

Eu gostei muito desse livro, ele nos apresenta um problema, e mostra o como é difícil sair dele, Vanessa tinha como apoio o seu pai, que tentava se redimir de ter deixado sua filha sozinha quando mais ela precisava do seu amor, mas está disposto a tudo para a não cometer o mesmo erro, seu irmão mais velho, e também sua tia que tanto a ama, mas mesmo assim ela ainda sofre.

"Eu não posso viver nesta pele dura.
Mas se eu sair, os fantasmas me pagam."

É um livro que eu indico a todos, prova disso é a minha mãe que praticamente sequestrou o livro da minha mão assim que eu terminei de ler, é interessante conhecer sobre o assunto e o livro retrata muito bem ele. E agora um último recado para a autora POR QUE TERMINOU O LIVRO DESSE JEITO? QUERO A CONTINUAÇÃO AGORA.

"Talvez a morte que tanto temi na infância, fosse, na verdade, o meu desfecho ideal."

2 comentários

  1. Biiiia!
    Ler uma resenha do livro é sempre uma emoção, e a sua não foi diferente.
    Obrigada pelo carinho, e pelas palavras.

    Diz para sua mãe que eu mandei um beiiiiiiiiijoooo!!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Juliana, e já falei com a minha mãe, ele mandou outro para você.

      Excluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo