Resenha: "Laranja Mecânica"

Título: Laranja Mecânica
Autor: Anthony Burgess
Páginas: 200
Editora: Aleph

Sinopse: Narrado pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX.

Eu pretendia ler esse livro na próxima fase do desafio mas minha irmã estava quase me matando por que queria assistir ao filme e eu falei que só assistiria depois de ler, e bom, aqui estou eu.

Comecei a ler o livro no ônibus, e aconteceu uma coisa muito chata, eu tive que para de ler por que não estavaconseguindo me concentrar o suficiente para entender o que os personagens estavam falando, eu não estava conseguindo entender nem uma frase, tudo isso por culpa da linguagem nadsat do livro, é uma linguagem totalmente diferente do tudo que eu já vi, o autor criou ela especialmente para o livro, palavras como drugui (amigo), grazni (sujo), kal (merda), króvi (sangue) e muitas outras aparecem confundindo muito a minha leitura no inicio, ainda bem que o livro vem com um glossário todo preparado para isso. Assim que eu cheguei em casa consegui ler traquilamente, e ai não teve outro jeito e eu já estava mergulhada no mundo do Alex e seus druguis.

O livro mostra a ultraviolência de um futuro em que os adolescentes fazem o terror a noite, batendo, roubando, estuprando e os cacete as quatro. O personagem principal Alex faz isso toda noite com seus druguis, sem medo de ser pego pelos rozas ou miliquinhas, um dia isso muda quando ele é traído pego e preso, dois anos depois ele é "voluntário" de um tratamento que promete acabar com a violência desses tipos de pessoa. O livro é dividido em três parte, a primeira é sobre o Alex e seus amigos aprontando todas até ele ser preso, na segunda é ele preso e depois durante o tratamento, e a terceira e última é como ele reage depois de "curado", perante a sociedade.

Sempre que eu vou ler um livro muito comentado, eu vou com as expectativas lá em cima, e esse não foi diferente. "Laranja Mecânica" ultrapassou todas as minha expectativas, e se mostrou melhor do que qualquer coisa que eu poderia ter pensado, o livro é tão forte que eu acho que é até dificil falar sobre ele. Toda a atmosfera que o autor criou fez eu me apegar ao personagem, mesmo ele sendo um verdadeiro vilão, roubando, batendo, estuprando e os cacete a quatro. Você sabe que tudo o que ele faz é errado, mas é ele que narra a história e por causa disso vai conhecendo as atitudes dele, um garoto que adora fazer barbaridades mas que adora simplesmente deitar e escutar Ludwing van Beethoven.

Todas vez que eu leio uma distopia eu fico imaginando se algum dia, alguma daquelas coisas podem acontecer futuramente. Quando eu terminei de ler "Laranja Mecânica", fiquei pensando se o autor tinha alguma idéia do tão próximo ele consegui chegar da realidade atual, o livro foi escrito em 1962, e quando eu comecei a ler, parecia que eu estava lendo uma notícia no jornal, e eu acho que por isso virou meu favorito, por chegar tão próximo da realidade, Alex tem apenas 15 anos, e em uma parte do livros ele fala que simplesmente gosta do que faz não se sente mau com nada daquilo.

O livro é um horrorshow (ótimo), mas é de longe um livro que eu indicaria para todos, se não gosta de nada relacionado a violência nem leia a sinopse, mas se não tem problema e gosta de um livro com críticas, que fazem você pensar "Laranja Mecânica" é esse livro.


4 comentários

  1. Oi!
    Eu sou louca para ler esse livro. Assisti o filme na faculdade por causa da disciplina de psicologia e você não imagina a minha cara de boa com as cenas desse filme! rsrsrsrs
    São cenas bem impactantes e nesse tempo eu não sabia que era baseado em um livro, desde então estou curiosa para conhecer Laranja Mecânica. Em breve vou comprar meu exemplar! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijos
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey Beatriz! Essas distopias estão com tudo mesmo, hein? Eu também fico imaginando se um dia algo parecido com o que eu li pode acontecer, distopias sempre fazem isso comigo.E esse livro resenhado por você parece ser muito interessante, é uma distopia, ou seja, já ganhou pontos comigo ahaa.Quem sabe em um breve futuro eu leio ele. Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br #DL14

    ResponderExcluir
  4. Ow rapaz, vou traçar um comentário bem rápido porque nada que eu comente será da grandeza dessa obra de arte.
    Excelente gosto o seu e continue assim heheeh
    http://cafemacaca.blogspot.com.br/ #DL14

    ResponderExcluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo