Resenha: "Prometo Falhar"

Título: Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. 
A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.
Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. 

*Este livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Por Beatriz Guimarães


O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos


A Editora Novo Conceito resolveu presentear, no mês passado, seus parceiros com o livro "Prometo Falhar", do autor Pedro Chagas, antes dele chegar as livrarias, e posso dizer que foi um ótimo presente, eu adorei.

"O amor tem de exigir vigilância máxima, você tem de ser um soldado no campo de batalha, todo o seu corpo à espera de um ataque, de uma bala perdida. E se há algo em que o amor é imbatível é na quantidade de balas perdidas que libera. Às vezes você é atingido e nem percebe."

Assim que terminei de ler esse livro eu percebi que seria muito difícil de fazer uma resenha dele, estou acostumada a ler livro com uma única história, e nesse caso eu li milhares delas, e sobre tudo, todas as formas de amor estavam escritas ali na minha frente, escritas de uma forma triste, tocante e outras vezes engraçada. Eu realmente tentei ler os livros aos poucos e ir tentando absorver cada história que me era apresentada, mas não consegui, quando terminava uma queria logo saber o que me aguardava na próxima, eu não larguei ele até terminar.

"A melhor literatura é a que salva mas só a que mata ganha prêmios, já pensou nisso?"

As histórias, apesar de serem bem curtas, fazendo você entrar no personagem, sentir o que ele está passando, várias vezes eu me peguei chorando, e tendo que me explicar com a minha irmã o por que das lágrimas, e quando eu via estava as duas chorando por causa de uma das histórias que eu tinha contado para ela, aliais minha irmã já se apossou do livro e se trancou no quarto com ele.

"Quem inventou a droga não conhecia o amor, me parece evidente."

O livro trás histórias de suas mais variadas formas de amor, entre elas a de pais e filhos, maridos e mulheres, amantes, separações, reconciliações, e diversas outras, mostrando que nenhuma relação é perfeita, cada um com seu defeito e qualidade, é quase impossível você não se ver conectado a pelo menos uma dessas histórias. Eu Gostei de tantos trechos que os meus post it acabaram e eu comecei a marcar com pedaços de papel, só para não perder aquele trecho maravilhoso.

"Quando você dorme Deus acorda para te ver dormir."

Pedro Chagas escreveu um livro diferente de tudo que já li, quando eu lembrei que o autor vai ver na Bienal, fiquei muito feliz de poder dizer a ele frente a frente que o seu livro é simplesmente um dos melhores que eu já, e claro dar um enorme abraço.

"O amor quando nasce é para todos e é bom que você saiba disso."

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo