Resenha: "E Não Sobrou Nenhum"

Título: E Não Sobrou Nenhum
Autora: Agatha Christie
Páginas: 400
Editora: Globo Livros
Skoob

Sinopse: Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados.
Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados.
É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê?
São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.

Por Beatriz Guimarães

"E Não Sobrou Nenhum" (ou "O Caso dos Dez Negrinhos") é um dos livros mais famosos da Agatha Christie, e vai contar a história de dez pessoas, que aparentemente não tem nada em comum. Elas são chamadas para passar um tempo em uma mansão, na ilha do Soldado.

Quando todos se encontram, eles tentam entender o motivo de todos estarem reunidos, e quando um por um começa a morrer, e as mortes são parecidas com as de um poema. Todos os presentes ali viram suspeitos e perguntas começam a surgir. Quem os levou até ali? Quem está matando os hospedes? Existe mais alguém na casa, ou o culpado é um deles? Por que disso tudo está acontecendo?

"Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
Um deles se engasgou, e então sobraram nove.
Nove soldadinhos acordados até tarde, mas nenhum está afoito;
Um deles dormiu demais, e então sobraram oito.
Oito soldadinhos vão a Devon passear e comprar chiclete;
Um não quis voltar, e então sobraram sete.
Sete soldadinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles cortou-se ao meio, e então sobraram seis.
Seis soldadinhos com a colmeia, brincando com afinco;
A abelha pica um, e então sobraram cinco.
Cinco soldadinhos vão ao tribunal, ver julgar o fato;
Um ficou em apuros, e então sobraram quatro.
Quatro soldadinhos vão ao mar; um não teve vez,
Foi engolido pelo arenque defumado, e então sobraram três.
Três soldadinhos passearam no zoo, vendo leões e bois,
O urso abraçou um, e então sobraram dois.
Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então sobrou só um.
Um soldadinho fica sozinho, só resta um;
Ele se enforcou,
E não sobrou nenhum."


Esse é o terceiro livro que eu li da Agatha Christie, e sempre me surpreendo em como ela monta uma história cercada de mistério em que tudo pode acontecer, a qualquer momento. E esse livro, diferente dos outro que eu li, não tem um detetive para desvendar tudo, aqui os próprios personagens tem que investigar as circunstancias, então você não sabe se acredita ou não nas coisas que são apresentadas,todos são suspeitos até que se prove o contrario.

O mistério é muito bem estruturado, eu já desconfiava de algumas coisas, mas quando tudo é mostrado e seus devidos motivos, só mostra todo o talento que essa autora tem em criar histórias como essa, cheia de mistério que nos deixa tão tensos quanto os personagens, não é a toa que ela é tão reconhecida pelos seus inúmeros livros.

O livro é muito bom, eu gostei muito, e ele é rápido, mas às vezes eu parava de ler só para fazer as minhas anotações mentais e tentar desvendar o mistério, e infelizmente eu não descobri. Apesar de muitos personagens apresentados de uma vez, e isso muitas vezes me confunde, conforme a leitura vai evoluindo eu fui pegando a personalidade de cada um, mais um ponto para a autora.

O meu preferido da Agatha ainda é "Assassinato no Expresso do Oriente", mas "E Não Sobrou Nenhum" já tem aquele lugarzinho especial sempre que eu for indicar um livro para uma pessoa. O próximo escolhido da Agatha é "Assassinato no Campo de Golfe" e espero que dessa vez eu pelo menos chegue perto de desvendar o mistério.

Onde Comprar
E-book: Amazon / Cultura / Travessa / Saraiva
Físico: Amazon / Cultura / Fnac / Travessa / Saraiva / Submarino


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo