Resenha: "A Canção de Outrora"

Título: A Canção de Outrora
Autora: Josiane Veiga
Páginas: 204
Skoob

Onde Comprar: Amazon

Sinopse: EUA, 1865 
A Guerra de Secessão levou de Rose seu único amor, e lhe devolveu seu maior inimigo. 
Damien e Drew são gêmeos idênticos, mas possuem características distintas. Enquanto um é artista, doce e gentil, o outro é sádico e torturador. Quando o Sul declara independência e a guerra se inicia, o pai, um poderoso fazendeiro texano separatista, não pestaneja em enviar seus filhos à luta, contudo, apenas um volta de lá. 
Rose Davis é filha de arrendatários e desde cedo sofre nas mãos do padrasto. Espancada, molestada e destruída, ela encontra em Damien Hill o amor que a salva da destruição. Contudo, quando a guerra irrompe o Texas, e ela vê seu amado partir, sabe que com ele vai seu coração. Ao saber que Damien morre em combate, ela foge, grávida, em um território hostil e perigoso, buscando um canto de paz para criar seu filho. 
Anos depois, a morte a faz ficar face a face com Drew, um dos homens que mais lhe fez mal. Porém, agora, aquele rapaz estava mudado e lhe lembrava muito seu grande amor. Como resistir aos encantos, quando tudo nela exalava saudade e paixão?

Por Beatriz Guimarães

EUA, 1865
A Guerra de Secessão.

"Antes de soprarem as brisas de maio,
Antes de o melro cantar no bosque:
Se me quiseres ver uma vez mais,
Vem, oh, vem depressa!
Vem, oh, vem depressa!"

Rose Davis sempre soube o significado da palavra sofrimento, órfã dos pais e criada pelo padrasto, desde criança foi estuprada por ele, não contente com isso ele ainda vendia seu corpo para outros moradores da cidade, ela cresceu com tudo isso, e na sua vida aparecem Damien e Drew são gêmeos que por fora podem parece idênticos, mas por dentro são completamente diferentes.

Drew é seu algoz, entre todos os homens que a estupram ele é o que mais parece se divertir, sempre fazendo ela sofrer ao máximo, então surge Damien, ele a salva em um momento que todas as suas forças se foram e a livra do padrasto matando ele. Livre, mas vivendo em uma comunidade que a despreza por uma coisa que ela não tinha culpa, Rose Davis começa a construir sua vida, e acaba vendo em Damien um amigo, que a apoia e não a julga, dessa amizade um grande amor acaba surgindo.

"Se fosse ele no lugar dela, o que sentiria? Ódio por um deus que lhe desviou a face ou simplesmente ânsia de vingança por todos aqueles que destruíram sua infância e seus sonhos?"

A Guerra chega, e os irmãos são convocados, e antes de ir Damien se declara para ela abrindo o seu coração, os dois uma maravilhosa noite de amor, e ele pede que Rose Davis espere sua volta, mas isso não acontece e quem acaba voltando é Drew, anos depois Rose Davis se vê obrigada a enfrentar seu carrasco, mas ele está diferente, não se lembra das coisas que fez no passado, e é difícil enfrentar seu inimigo quando ele tem o rosto do seu grande amor.


Comecei a ler esse livro, sem muitas pretensões, fui ler o primeiro capítulo só para me inteirar da história, e quando eu vi estava totalmente mergulhada na história, realmente não esperava ficar tão fascinada e não conseguir largar.

"- Nem toda mulher nasce para ser dona de casa, nem todo homem nasce para lidar com a terra. Alguns preferem a literatura, algumas preferem a liberdade de uma cavalgada."

Eu percebo que a Josiane adora escrever sobre mocinhas que sofrem demais, e isso acaba fazendo crescerem, e muito. Com a Rose Davis foi um ótimo exemplo disso, uma mulher que sofre, mas que passa por cima de tudo isso, e enfrenta todos de cabeça erguida. Por esses motivos e outros que os livros da Josiane são interessantes de ler.

O mais incrível é que a autora escreveu o livro muito rápido, mas o ele contém tantos sentimentos, consegue transmitir tanta coisa, e isso só mostra o talento da autora. Apesar de ser um livro pequeno muitas coisas acontecem nele, mistérios, revelações, vinganças e claro, romance. Todos os personagens são muito bem construídos, do carinha que aparece só de passagem até o personagem principal, eu, particularmente, adoro isso.

Eu amei o livro, não posso contar muita coisa dele, senão estraga a surpresa, mas possa dizer que foi um dos melhores livros que eu li em 2016 com toda a certeza, adoro quando o livro vem sem expectativas e me surpreende dessa maneira, "Avassalador" está na meta para esse ano, e espero que seja tão bom quanto esse. Ele é um livro pequeno, mas mesmo assim ele é forte, nas primeiras partes principalmente, se não gosta desse tipo de livro não aconselho a ler, mas se você não tem problemas com histórias assim, eu indico esse, e espero que aproveite ele assim como eu aproveitei.

"- Existem mulheres e homens que são fracos. Passam a vida a se lamentar, a choramingar pelos cantos. E existem as pessoas que mesmo diante de tudo, não se entregam. Você, Rose querida, está na segunda classe. Talvez tenha sido por isso que eu tenha me apaixonado desde a primeira vez que a vi."


13 comentários

  1. Simplesmente encantada com a sua resenha. Realmente, adoro mocinhas sofredoras, mas que não se entregam. Guerreiras ♥ Obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu nunca li nada que se passasse durante a Guerra da Secessão, e ainda não conhecia esse livro, mas ele já foi para a listinha. ADOREI! Adoro romances que acontecem em meio a tragédias...haha' *-* Saber que você ficou fascinada e foi sugada pela história me deixou ainda mais animada, é tão bom quando a gente não espera muita coisa do livro, e ele nos surpreende, né? Eu só não gostei muito da capa :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Vejo os autores usando esse tipo de enredo - a personagem feminina que sofre para, aí sim, poder mostrar seu valor e sua força - como um recurso bem banalizado. Infelizmente esse ainda é um recurso muito utilizado para legitimar as reviraviltas do enredo e que costuma prender o leitor.

    Acredito que os autores deveriam explorar outras formas de mostrar "o poder" feminino, digamos, na narrativa. De qualquer forma, não posso julgar o livro com propriedade já quem não o li.

    Mas gostei bastante do modo como você escreve. O texto está claro, assim como suas experiências sobre a leitura. Também achei charmoso o layout do blog. É bem aconchegante e convidativo.

    Parabéns e ótimas leituras ness 2017.

    Andressa Lima do Blog da Also

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz!
    Esse não é um estilo de romance que eu curta ler, além da questão do estupro, ficou subentendido que a mocinha irá relacionar-se com seu algoz, dificilmente eu conseguiria gostar de uma história que seguisse por esse caminho.
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não li nada da autora, mas fiquei bem intrigada com a personagem Rose que ela criou e toda a situação que ela desenrola dos gêmeos indo para a guerra e voltando somente o algoz sem se lembrar do que fez no passado e ainda com o rosto do grande amor de Rose!! Espero poder ler em breve e mergulhar da mesma forma que você na leitura.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra ainda. Guria, ultimamente tenho descoberto cada livro incrível por aí, que bom que vim conferir sua resenha. Adoro leituras que já nas primeiras páginas cativam o leitor. Amei sua resenha, fiquei bem empolgada para conferir a trama. Eu acho que vou amar a leitura também.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, socorro, ela acaba se envolvendo com o irmão gêmeo do seu grande amor, um cara que a estuprava? Tem limites do que eu aguento num enredo, isso ultrapassa todos eles, nunca me envolveria com uma história assim, porque pra mim não faz sentido.

    ResponderExcluir
  8. Oi Just, tudo bem?
    Confesso que já estava achando a história pesada demais para mim, sou muito sensível. E quando disse no final que quem não gosta não deveria ler, tive certeza de que não é para mim. Mas gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    cantinhoparaleitura.blogspoat.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Quanto sofrimento da protagonista! Achei sua resenha incrível, mas não é o tipo de leitura que mais gosto... mesmo assim, muito obrigada por sua dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não gosto muito desse gênero não, mas sempre reconheço o merito do autor quando ele constrói bem os personagens, até os que tem menor participação, sinal que tudo foi bem pensado e feito com cuidado, gosto muito disso.
    Porém essa história de mocinha que sofre e alguém que chega para restaurar algo dela, acho batida demais hahaha. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  11. A história parece ser muito interessante! Sou suspeita para falar sobre enredos com irmãos geêmeos. Um bonzinho e outro nem tanto. Qual é, sempre gosto mais dos "vilões" mesmo. A sua resenha me deixou com muita vontade de ler e conhecer mais a história de Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro em específico, mas conheço faz tempo as obras em geral da autora, e já até li um livro dela, que mesmo não tendo me marcado muito, foi uma leitura que se seguiu tranquila e bem fluida mesmo, a narrativa dela é muito boa. E se, no caso, a protagonista é forte mesmo depois de tantas turbulências, deve ser uma leitura muito envolvente e emocionante mesmo. Complicado a questão do estupro no início e justamente por isso não me atrai de verdade à leitura, mas que bom que, no geral, parece ser uma história tão bonita e de superação. Valeu a dica mesmo assim!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  13. É como você disse a mocinha parece sofrer demais mesmo. Bom não gosto desse tipo de livro pelo foco no romance, mas vira e mexe adoro ler um drama, mesmo assim esse livro não me despertou interesse, a não ser por descobrir como ela vai conseguir perdoar um dos seus estupradores. Sinceramente? Apesar de toda essa intensidade não consigo imaginar que ela possa vir a se apaixonar por alguém que tenha feito parte do pior momento de sua vida. Essa coisa de transformar estupradores e caras maus de verdade em mocinhos não cola comigo!

    ResponderExcluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo