Resenha: "Uma Razão para Respirar"

Título: Uma Razão para Respirar
Autora: Rebecca Donovan
Páginas: 496
Editora: Pandorga
Trilogia: Breathing

Sinopse: Na cidade de Weslyn Connecticu, onde a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas das blusas para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde.

Emma Thomas perdeu o pai em um acidente e sua mãe não teve condições emocionais para continua a criá-la então ela é levada para a casa dos tios e é lá que começa o seu verdadeiro inferno. Do lado de fora eles podem até parecer um família fez mas do lado de dentro Emma sofre em silêncio, sua tia Carol a agride tanto física e psicologicamente, aparentemente sem motivos algum só pelo simples fato de odiá-la, mesmo assim Emma não tem coragem de denunciá-la, por que ela odiaria chamar atenção de toda a cidade para o que acontecia com ela e por que os seus tios tem dois filhos mais novos e ela não quer acabar com a infância deles mostrando a verdadeira mãe deles. 

Ela vai levando a vida assim só com o apoio da única amiga, Sara, que apesar de saber de tudo e não aceitar isso não denuncia por pedido da amiga. Emma cria uma meta para si mesma para sair de lá, ser a melhor aluna e atleta da escola, conseguir uma bolsa de estudos e se livrar de tudo isso. Então ela segue dia apos dia assim, sendo invisível na escola para depois ir para o inferno para enfrentar o demônio, como a sua amiga colocou muito bem. O plano dela parece está seguindo o seu caminho até o dia em que ela conhece Evan, um garoto que tenta se aproximar dela mesmo ela o ignorando.

Peguei esse livro da estante da minha irmã, desde que ela comentou que ele abordava o violência domestica, minha vontade só aumentava para ler e quando surgiu o desafio coloquei ele na lista. O que eu posso dizer desse livro é que é bom mas eu esperava mais.

Quando conhecemos Emma logo a primeira pergunta que vem a cabeça é "Mas por que ela não denuncia isso logo", no decorrer do livro vamos descobrindo o por que e vamos aceitando a decisão dela. Ela é uma personagem forte, passar por tudo o que ela passa e ainda sim continuar com a cabeça erguida e segui como se nada tivesse acontecendo não é para qualquer uma. O Evan é um fofo, apóia a Emma, ele desconfia de que acontece alguma coisa com ela mas não insiste por pedido dela, ele também faz ela acreditar que pode se divertir, aproveitar essa fase adolescente. E temos Sara, uma melhor amiga que todos deveriam ter, eu adorei ela, sempre que a Emma ficava cabisbaixa ela estava ali para colocar a Emma para cima.

Gostei bastante do livro, fique esperando um algo mais, não sei o que, mas isso não tira os méritos dele. O livro não foca apenas na violência, temos algumas partes divertidas entre a Emma e a Sara e algumas românticas, e vamos falar que essa tia Carol é o verdadeiro demônio, ela é muito ruim, as partes entre a Emma e ela, eu ficava em agonia, queria que terminasse logo. O que eu não gostei foram os erros, foram muitos, a editora tem que revisar melhor esse livro.

Um coisa que eu tenho que comentar foi o final que, na minha opinião, não foi um final, como uma pessoa termina um livro assim e não quer que eu leia a continuação, preciso urgentemente dessa continuação. Quem quer ler alguma coisa diferente mas não tão diferente assim "Uma Razão para Respirar" é uma boa escolha.

4 comentários

  1. Estou com muita vontade de ler esse livro e apesar de ter um tema forte eu quero saber como a história se desenvolve. Assim que der vou comprar e ler, acho que vou gostar! :)

    Beijos,

    Rafa [blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você realmente goste desse livro Rafaelle.

      Excluir
  2. Olá Beatriz! Eu gostei bastante da sua resenha. Eu não lembro de ter lido livros que tem um foco em violência doméstica, deve ser um bom assunto para ser lido pois todos estamos a busca do "novo" e do "conhecimento de mundo". Parabéns pelo blog!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/ #DL14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, foi isso que eu pensei quando eu peguei o livro, esse tipo de livro diferente.

      Excluir

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo